Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que eu aprendi com a visita em Itabira?

Partilhar Pessoal dos 6º anos,

No dia 23 de agosto fizemos nossa visita na Vale e nos Caminhos Drummondianos, em Itabira. Aprendemos mais sobre mineração e sobre a vida e obra de um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade.

Eu já tive lá muitas vezes, a cada vez que retorno àquele lugar descubro algo novo, aprendo mais sobre Drummond. Desta vez, tivemos a oportunidade de conhecer a Dada, uma ex-professora, apaixonada pelo poeta, e que conviveu com familiares dele.

E vocês, o que aprenderam com a visita? Qual poema vocês mais gostaram?

Visitem o link abaixo pára relembrar a visita.

http://www.vivaitabira.com.br/viva-artes-cultura/VisualizaConteudo.php?IdConteudo=80

22 comentários:

Letícia disse...

Na visita aos caminhos Drummondianos,aprendi varias coisas sobre Carlos Drummond De Andrade um dos maiores poetas do Brasil.Podemos perceber que Drummond escrevia suas poesias baseado em fatos que aconteciam com ele,pois todas contam fatos da época e também fatos de nosso cotidiano.
O poema de que mais gostei foi um que estava no pico do amor chamado de Ausência, pois nele Drummond retrata bem como é estar apaixonado e não ter um amor sempre perto!
Gostei também do poema O maior trem do mundo, que estava perto da Maria fumaça, ele me chamou atenção na hora que Drummond retrata como o ambiente esta sendo acabado cada vez mais.
Gostei muito de nossa viajem e nela adquiri vários conhecimentos que tenho certeza que vão me ajudar em vários aspectos!
Letícia-616

Anônimo disse...

katia,
eu aprendi muitas coisas na visita a Itabira,nele eu aprendi que o minerio de ferro passa por variedade de processos chamados
geológicos.
Sobre Carlos Drummond Andrade a sua poesia mais bonita que eu acho e "O MAIOR TREM DO MUNDO".

ALUNO:OTAVIO FERREIRA FARIA
SERIE:616

Anônimo disse...

Eu aprendi muitas coisas em Itabira,
como a mineração.
Mas o assunto que aprofundou meus conhecimentos foi sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade.
O poema que mais gostei foi o poema ''O MAIOR TREM DO MUNDO''
Abraços,
IANE - 616

Anônimo disse...

Eu aprendi muito sobre Drummond apesar dele ser meu parente. Descobri também que ele era uma pessoa rica mais com uma humildade enorme. O texto que eu mais gostei foi Família e o Cu de menino.


Clarissa 626

Anônimo disse...

Oi kátia! Como vai? Apesar de eu não ter ido a Itabira,com umas pesquisas na internet, pude aprender que o Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade foi inaugurado em 22 de maio de 1982 com o objetivo de preservar e desenvolver a cultura em todo município. E Itabira está localizada a 110km de Belo Horizonte. A cidade possui a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, com reservas que garantem a extração de minério de ferro pela Companhia Vale do Rio Doce por pelo menos mais 75 anos.Pelo que vi,essas coisas eram as mais importantes! Um beijo, Catarina Curto Andrade Carvalhaes, 6 ano, SALA 616.

nossomoslinda disse...

Oii Katia! Eu gostei muito da viagem em Itabira eu achei muitas coisas interesante sobre a vida de Carlos Drummondo de Andrade.
A poesia que eu mais gostei foi "O MAIOR TREM DO MUNDO".
Beijos Camila-616

Vinícius disse...

E vocês, o que aprenderam com a visita?
Eu aprendi muita coisa mais o que eu achei supreendente é que um dos maiores poetas do Brasil nasceu em Itabira(minha cidade natal também)
O que eu mais gostei vou ser sincero é o "Higiene corporal"

Anônimo disse...

a nossa viagem a itabira foi muito boa nos podemos nos conhecer mais e o principal
APRENDI VARIOS POEMAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDREDE como:
*a casa em que ele morou tinha mais de 10 comdos
* na sua época poucas crianças sobreviviam porque as condições eram precaris
E fim nesta viagen nos podemos ter uma ampla aprendisa podendo então espamdir nossos conhecimentos sobre drummomd e sobre a vala
AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE
TAMIRYS A A VIANA 626

Anônimo disse...

EU APRENDI MUITO EM ITABIRA DESCOBRI MUITAS COISAS SOBRE A VALE MAS O QUE MAIS GOSTEI DE TODO PASSEIO FOI SABER UM POUCI SOBRE A FACINANTE VIDA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE GOSTEI DE TODOS POEMAS DELE QUE VIMOS
AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE
TAMIRYS 626

Anônimo disse...

Eu aprendi bastante sobre o drumon descobri que o pai dele era rico o seus poemas espalhados na cidade e como era a casa dele.principalmente
como ele era difernte das outras
pessoas

PEDRO-616

Willinps disse...

Eu aprendi muito,como que existem 44 poemas de drummond espalhados por Itabira-MG aprendi também sobre a família de drummond claro que com ajuda da monitora Dada.
Gostei muito!
Beijos!!!
William-626

Anônimo disse...

eu aprendi que drumond escrevia seus poemas das coisas que acontecia na vida dele. eu goste do pooema o maior trem do mundo.

arthur 216

Anônimo disse...

Katia,
Eu n fui à viagem,mas estive lendo uma reportagem sobre Drummond de Andrade(1902-1987)e descobri q foi um dos maiores poetas brasileiros,foi criado em uma pequena fazenda,na região de Itabira,na mesma reportagem li um poema dele "Infância",onde ele conta um pouquinho de sua história.
Guilherme luz -626

Anônimo disse...

OI Kátia,
Quero te falar que aprendi muitas coisa na visita a Itabira.Nos Caminhos Drummondianos.
Fiquei emprecionada com o conhecimento da ex-professora Dada,ela sabia praticamente tudo sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade.
Gostei muito de ter visitado a casa, escola e vários outros lugares que o poeta deixou poemas.
O mais interessantre é que a cada parte importante de sua vida ele criava um poema.
Descobri que Drummond era rico, mas isso não o diferenciava das outras pessoas, ele não se gabava por ter mais dinheiro que outrs pessoas.
Descobri que sua casa era muito grande e que a casa tinha várias varandinhas,as mulheres solteiras não podiam ter a janela do quarto virada para a rua.
Gostei muito do poema "O maior trem do mundo", gostei do jeito que ele falava que a natureza estava sendo destruida, e gostei da maria fumaça que tinha junto a este poema.
Gostei da visita, e nela aprendi muitas coisas sobre Drummond.
Beijos Jéssica-626

Anônimo disse...

Oi Kátia,
Eu aprendi muitas coisas na visita a itabira, alem de ter sido divertido e aproveitoso.
Eu vi que Carlos Drummond de Andrade era tão importante quanto eu pensava que era.
Ele baseava-se na vida real para fazer seus poemas que eram lindos e retratava a sua vida.
Nunca imaginei que sua casa teria mais de 10 cómodos, me lembro que a Dada uma ex-professora disse que as mulheres não podiam ter uma janela do quarto virada para a rua por causa dos homens fazerem serenatas para as mulheres.
Gostei do poema "o maior trem do mundo", porque ele fala como o ambiente está sendo destruido cada vez mais.
Quero ir mais vezes la para aprender mais coisas, sobre ele.
Rinara-626.

Gabriel Arnold TGT recuiter disse...

ola katia!
aki é o gabriel da 626!
gostei mto da viagem a itabira pois é um conhecimento tecnico e intelectual que carregaremos pra vida toda!
os textos que mais gostei foi higiene corporal e familia.
e adorei a visita ao memorial carlos drumond!
bjos do seu aluno bagunceiro!

Anônimo disse...

oii katia. Sou eu, Gabii (616) . beem?? Katita, nao fui à viagem, mas oq eu mais gostei dos poemas de Drummond, foi "O MAIOR TREM DO MUNDO"... apesar de nao ir em nada, NADA MESMO, eu sempre quis participar de coisas que nunca fiz! essas viagens... Trabalhos especiais.. Emfim, nao posso fazer nada pra mudar isso! SEMPRE KI TIVER VIAGENS, NAO ME CHAMEM, KI NAO PODEREI IR! Mas em troca me dêem trabalhos extras pra eu recuperar minha nota. te adoro!
Bj katia.
Gabii (616)

Anônimo disse...

Eu gostei do Carlos Drummond de Andrade
Porque eu aprendi muito sobre ele.
Quando ele ficou velhinho eu quase chorei de tão emocionada sobre o autor.
Eu gostei muito também da casa dele a escola dele do museu dele.
A história que eu gostei foi sobre a família.
Um dos poemas que eu gostei é o que fala da família
Eu amei a viagem
Esse autor para mim é um poeta muito criativo porque ele escreve belíssimos poemas que transmitem muita paz e aprendizagem.
Quando eu fiquei sabendo que ele é meu primo fiquei muito feliz 
Aluna: Paula Drummond Dias
Professora: Kátia
Sala: 626

saulogamer disse...

katia eu aprendi muitas coisas na visita a Itabira,nele eu aprendi que o minerio de ferro passa por variedade de processos chamados
geológicos.Descobri também que ele era uma pessoa rica mais com uma humildade enorme. mais o poema que eu mais gostei foi "O MAIOR TREM DO MUNDO".
saulo
626

Anônimo disse...

Katia , eu aprendi muito sobre Drummond e mineração. O poema que eu mais gostei foi o poema "CASA".
Júlia-626

Willinps disse...

Eu aprendi muito,como que existem 44 poemas de drummond espalhados por Itabira-MG aprendi também sobre a família de drummond claro que com ajuda da monitora Dada.E o poema que eu mais gostei foi Família
Gostei muito!
Beijos!!!
William-626

Anônimo disse...

Katia,
Apesar de não ter ido visitar Itabira com vocês , pelas minhas pesquisas , descobri coisas interessantes , ate mesmo pelo link que você postou .Gostou muito do poema ' pico do amor chamado de Ausência, pois nele Drummond retrata bem como é estar apaixonado e não ter um amor sempre perto! Gostei e aprendi com a biografia dele .
Boa noite ,
Bárbara Marques / 626