Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Simbolismo - 2º ano

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Pessoal, segue um material resumido sobre a matéria, acho que vai ajudá-los para a elaboração do trabalho.

Bjs 
Simbolismo
(1893 – 1902)
 Aspectos centrais:

§  A sugestão predomina sobre a descrição: imagens vagas, diluídas, suaves. Ocorre um registro impressionista do mundo real: não importa como a realidade é, mas os efeitos que ela causa na sensibilidade do artista.

§  Misticismo, desejo de transcendência e integração cósmica: o simbolista mantém uma atitude mística perante a vida; tenta atingir o inatingível, o oculto e o misterioso para justificar a existência.

§  Inovação no emprego das maiúsculas: uso de maiúsculas em substantivos comuns para ampliar o sentido desses vocabulários, além de dar maior força emocional a eles.

§  Musicalidade: para os simbolistas poesia = música. Os efeitos sonoros são amplamente explorados, entre os quais podemos destacar o uso das aliterações (repetição de sons consonantais).

§  Hermetismo: poesia complexa, fechada, de difícil compreensão integral.

§  Emprego de símbolos cósmicos e religiosos: altares, incensos, estrelas, constelações, sinos, nuvens, símbolos utilizados para sugerir os estados da alma humana.

§  Emprego de sinestesia: fusão de sensações, para tentar dizer o indizível.

§  Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura: interesse em explorar zonas até então desconhecidas da mente humana. (sonhos, alucinações)

§  Atração ela morte e por elementos decadentes da condição humana: exploração de temas macabros e satânicos, ambientes noturnos e misteriosos.

v Quadro comparativo

Parnasianismo x Simbolismo. Ambos foram manifestações poéticas praticamente contemporâneas, ou seja, que ocorreram na mesma época, final do século XIX, início do século XX.

PARNASIANISMO
SIMBOLISMO
Objetividade
Subjetividade
Materialismo, racionalismo
Antimaterialismo, anti-racionalismo
Contenção dos sentimentos
Exposição dos sentimentos
Retomada de elementos da tradição clássica
Retomada de certos elementos da tradição romântica
Interesse por temas como a natureza, o amor, objetos de arte, a própria poesia
Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte
Paganismo Greco- latino
Misticismo, religiosidade, satanismo
Linguagem objetiva, precisa e descritiva
Linguagem vaga, que busca sugerir em vez de nomear
Obsessa pela perfeição formal e preferência pelo soneto
Também há rigor formal, mas em menos intensidade do que no Parnasianismo. Cultivo do soneto e de outras formas poéticas
A poesia é fruto de transpiração (árduo trabalho)
A poesia é fruto de inspiração
Poeta = escultor
Poeta = músico ; poeta = nefelibata (que vive nas nuvens)
Obteve grande prestigio no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo
Não obteve, na época, grande sucesso no Brasil

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