Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Leiam o texto e reflitam, ainda há tempo de "vencer esta partida"

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Retorne ao campo, invista no segundo tempo e vença essa partida

O ano letivo pode ser visto como uma partida de futebol, que transcorre em dois tempos. Podemos olhar para o segundo semestre como o segundo tempo de jogo, quando é possível fazer revisões e reposicionamento para reverter o placar desfavorável ou para manter as mesmas estratégias, já que, como diz o ditado, “não se deve mexer em time que está ganhando.”
Sabemos que nos estudos, assim como em um jogo, não podemos nos descuidar de uma avaliação constante acerca do nosso desempenho. Sabemos, também, que um desempenho satisfatório e que nos leve a alcançar as nossas metas está na dependência de um somatório de fatores. Portanto, comece se perguntando: como transcorreu o meu primeiro semestre? Consegui administrar bem o meu tempo, distribuindo-o entre tudo o que é importante para mim?  Está dando para vestir a camisa do curso que estou fazendo? Como esteve o meu preparo físico? Foi favorável a um “bom placar”? Como foi o meu entrosamento com o resto da equipe (professores, amigos, familiares)? Procurei aperfeiçoar as “minhas jogadas” ou me acomodei dentro do que eu já sabia?
O certo é que, para uns, a possibilidade de alcançar o objetivo pretendido está na manutenção do ritmo instaurado, enquanto para outros serão necessários alguns ajustes para reverter o que não foi satisfatório no primeiro tempo.
Você é de fato, a única pessoa que poderá fazer análise e, a partir da mesma, colocar em prática as mudanças necessárias. Isso não significa que não poderá contar com a ajuda de seus amigos, familiares e outros profissionais, para ter mais clareza sobre o que está precisando ser mudado, mas a decisão de alterar o seu cotidiano, dentro dos aspectos possíveis, é sua, e não há como ser diferente.
Portanto, volte ao campo com determinação e evite a prorrogação deste jogo. Ela, normalmente, é prejudicial do ponto de vista pessoal e social: tempo, recurso financeiro, realização e satisfação pessoal, reconhecimento e respeitabilidade dos demais.
Não se esqueça de que, mesmo tendo se dedicado ao jogo, o placar, por razões que podem fugir ao seu controle, poderá não ser favorável. isso não significa que o jogo estará irremediavelmente perdido, pois servirá como um treino para os próximos. Aqui vale lembrar: "Vivendo e aprendendo a jogar, vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar…”  (Guilherme Arantes).
Como desejamos nos colocar em um lugar que não seja apenas de torcida, sugerimos que analise o seu desempenho, verifique quais, entre as sugestões a seguir, poderão ajudá-lo a reverter o seu placar e coloque-as em pratica.
Planeje o seu cotidiano de forma que seja possível separar tempo suficiente para os estudos, convivência familiar e social, lazer e esporte; cuide bem de sua alimentação e procure dormir o suficiente para recompor as suas energias.
Faça uma utilização do tempo reservado ao estudo, iniciando pelas disciplinas nas quais encontre maiores dificuldades. Dedique tempo suficiente ao estudo da Língua Portuguesa, da Literatura, pois isso o ajudará na compreensão das outras disciplinas. Procure um local de estudo que favoreça a sua atenção e concentração, organizando-o e colocando disponível apenas o material que será necessário ao seu trabalho: Iivros, anotações, dicionário, calculadora, etc. Não estude deitado; e cuide para que o local de estudo seja arejado e bem iluminado.
Anote todas as suas dúvidas e não se sinta constrangido de fazer suas perguntas. Procure o professor o mais rapidamente possível, quando estiver em dúvida.
Seja assíduo e pontual em todas as aulas; procure fazer as anotações de forma que não comprometam a sua atenção e o acompanhamento das explicações dadas pelo professor.
Quanto às avaliações, após o resultado de cada uma, analise criticamente o seu desempenho, procurando refletir sobre como você se preparou para a realização de cada prova (se estava descansado, bem alimentado, se chegou com o material necessário), quais as questões que ofereceram maior nível de dificuldade e como você administrou os fatores tempo e ansiedade. Afinal, uma prova pode ser vista como um termômetro e não adianta fazer o uso do mesmo se posteriormente não observamos nossa temperatura.
Agora, se o que está faltando é vontade de seguir as regras do jogo, procure respostas para as seguintes perguntas: o que quero? Para onde estou indo? o que desejo alcançar? Isso poderá levá-Io a “correr atrás dessa bola” com mais garra e determinação, driblando os obstáculos, mirando o alvo e fazendo o seu gol de placa.

Maria Amélia Magalhães Zanini Pedagoga/Especialista em Orientação Profissional
Maria das Graças Gontijo Rodrigues Psicóloga/Especialista em Orientação Profissional

2 comentários:

Ana Paula disse...

Adorei e indiquei no meu blog também!

Profª Cida disse...

Excelente! Também vou indicar no meu blog...