Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

segunda-feira, 26 de março de 2012

Superação

Partilhar

Queridos alunos dos 6º anos,

Parabéns pelos trabalhos realizados sobre o livro "Golpe de vista", de V. J. Palaoro. Com a leitura desse livro pudemos refletir sobre como os deficientes visuais vivem e como eles enfrentam as limitações e preconceitos de muitas pessoas. Aprendemos, também, que o respeito e a  solidariedade podem fazer com que os eles tenham  qualidade de vida.

Nossa realidade é bem próxima de alguns relatos positivos do livro, pois convivemos todos os dias com os alunos Alice e Lucas e estamos sempre aprendendo com eles. Acredito que a palavra SUPERAÇÃO se encaixa perfeitamente na nossa relação. É um desafio diário e eu estou aprendendo mais com eles. Obrigada pela oportunidade, Alice e Lucas, vocês são muito especiais!


Agora, pessoal, é hora de convidar mais pessoas para ingressarem nesta viagem rumo à leitura. Deixem um recado dando sua opinião sobre o livro lido.

Super beijo,

Kátia

quarta-feira, 21 de março de 2012

Eu digo NÃO à DISCRIMINAÇÃO RACIAL!

Partilhar


HISTÓRIA – A data do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960 em Johanesburgo, na África do Sul, onde 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas. Elas faziam parte de uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação, quando foram atacados pela polícia do regime do apartheid, que abriu fogo sobre a multidão desarmada.
http://marcelostrama.wordpress.com/2011/04/09/21-de-marco-dia-internacional-contra-a-discriminacao-racial/

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ampliando nossos estudos sobre o gênero textual CRÔNICA

Partilhar Queridos alunos do 7º ano,

Vimos, hoje, que a música "Crônica", do Engenheiros do Hawai, e o vídeo a seguir  dialogam com nossos estudos sobre crônicas, não é mesmo?




Para ver mais vídeos e textos da autora, acessem o youtube ou o blog abaixo.Vamos ficar atentos a outros exemplos do dia a dia que podem ilustrar nossos estudos.

Gostaria de agradecer por terem me escolhido como coordenadora da turma. Agora, vou poder "puxar mais a orelha" de todo mundo (risos).

Obrigada pelo carinho e pela confiança!

Bjs
http://www.fernandacmello.blogspot.com.br/

quinta-feira, 15 de março de 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Atividade para o 7º ano

Partilhar Pessoal,

Para vocês responderem à questão 10 do trabalho sobre o livro " Louco por HQs", assistam a primeira parte do filme "As melhores coisas do mundo".

quinta-feira, 8 de março de 2012

Instruções para formatar o RELATO PESSOAL

Partilhar Pessoal do 6º ano,

Para formatar o texto no espaçamento 1,5, como foi pedido, vocês terão que selecionar o texto todo, clicar com o botão direito em cima dele, vai abrir um janela, selecione a opção PARÁGRAFO, vai abrir outra janela, clicar na setinha abaixo da opção"ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS"  e marcar "1,5 LINHAS".


Para mais informações acessem o site http://www.ufpa.br/dicas/ms/wor-for.htm

Hoje, no intervalo, fomos homenageadas, carinhosamente, pelo nosso dia com um texto, de Lya Luft, que diz tanto sobre tantas mulheres, consegui me visualizar quando estava sendo lido. Será que eu fui a inspiração (risos). Parabéns a todas as mulheres fortes que encantam este mundo!

Partilhar

Canção das mulheres
Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.

Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.
Lya Luft

terça-feira, 6 de março de 2012

Relatos pessoais

Partilhar Queridos alunos e alunas dos 6º anos,

Continuando nossos estudos sobre relatos, vamos conhecer algumas histórias de pessoas que ajudam a construir as memórias do Brasil e do mundo. Prestem atenção na estrutura dos textos que vocês irão ler. Observem a linguagem, os verbos e pronomes e os assuntos abordados nos textos.

Sigam as instruções passo-a-passo para realizar a atividade.

1º - Acessem o link abaixo:

http://www.museudapessoa.net/oquee/

2º - Cliquem no link " Nossa causa" e "Nossa história" para conhecerem o objetivo do site.

3º - Cliquem em "Histórias" e depois em "Pessoas", e façam a busca por nomes conhecidos, comece pelo seu nome e depois por nomes de familiares e amigos. Façam a leitura atenta dos relatos, e conheçam histórias de pessoas comuns que ajudam a contruir a História do mundo.

4º - Agora, inspirados nos relatos que vocês leram, escolham algo interessante que aconteceu em sua vida e planeje seu relato. Em tópicos, no caderno, indique o acontecimento, o lugar e o tempo em que aconteceram os fatos que irá relatar. Converse com seus pais sobre o fato para obter maior múmero de informações sobre o assunto.

5º  - Em folha separada, produza seu texto seguindo o seu planejamento. Comece seu relato indicando o lugar e o tempo. Descreva pessoas, lugares, objetos, etc. Lembre-se que você é o protagonista dos fatos. 

6º - Faça a revisão do seu texto e dê um título para ele.

7º - Seu texto deverá ser digitado, em somente uma página, em formato Arial, tamanho 10, com espaçamento 1,5.


8º - O texto deverá ser entregue no dia 12/03, segunda-feira.

Bom trabalho!