Pra início de conversa...

Depois de muito pensar, e até relutar, estou aqui, para compartilhar com vocês um pouquinho de mim. Este espaço será usado para irmos além... Espero que possamos aproveitá-lo bem e assim aprendermos juntos.

Beijinhos da Katita

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Atividade sobre o livro "Não se esqueçam da rosa", da autora Gisela Laporta Nicolelis

Partilhar Queridos alunos e alunas do 7º ano,


Começamos, hoje, a trabalhar com o livro "Não se esqueçam da rosa", um livro super sensível e que nos emociona muito. As atividades realizadas em sala foram para iniciarmos as dicussões acerca do livro. A história gira em torno de uma família que sofreu com as consequências da Segunda Guerra Mundial, especificamente na cidade de Hiroshima, no Japão. A protagonista, Hanako, sofre de osteopatia - degeneração  progressiva dos ossos. Sua doença tem origem genética, pois as célulasreprodutoras de seu pai foram afetadas pela radiotividadea que estivra exposto durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima.



A escolha do livro, que está na 21ª edição,  foi para refletirmos sobre a questão da saúde em consonância com a Campanha da Fraternidade 2012.

Para continuar nossas discussões..

1) Faça um pesquisa sobre a catástrofe de Hiroshima, que aconteceu em 1945, e os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. O que esses acontecimentos têm em comum?

2) Toda vez que lemos um livro, acrecentamos a nossa vida novas experiências, com isso aprendemos mais sobre aconflistos, os relacionamentos, enfim, sobre a vida. Com a leitura deste livro, o que vocês conseguiram aprender?

3) Agora, convide às pessoas a embarcarem nesse momento de aprendizado.

Na segunda-feira, dia 16/04, vamos socializar as respostas.

Obs.: Façam o rascunho das respostas no caderno e, depois de revisadas, escrevam comentem neste post.

Super beijo e bom final de semana!

20 comentários:

Anônimo disse...

1-A Catástrofe de Hiroshima

Hiroshima, Japão, 6 de agosto de 1945. 8:15 da manhã.

Takashi Morita andava pelas ruas de sua cidade. A cidade que amava, onde vivia feliz.

Um enorme estrondo. Uma nuvem escura imensa cobriu os céus, trazendo uma escuridão total.

Não havia mais sol. Só escuridão, gemidos, gritos de horror. Gente morrendo, gente gritando. Crianças, inocentes crianças, transformando-se em corpos carbonizados. Edifícios ruindo, casas se transformando em escombros.

Que calor! Chamas iluminavam a escuridão. Gente correndo, desesperada. Para onde fugir? Como escapar?

O fim do mundo. Sim, o mundo está se acabando. Onde está o nosso sol? O País do Sol Nascente perdera o seu sol.

O que terá acontecido? O mundo está se acabando em chamas, em terror, em desespero. Deus, oh Deus, ajudem-nos. Em redor, pânico, tristeza, dor, morte, destruição.

Minha cidade, minha linda cidade, não existe mais.

Um avião americano, de nome Enola Gay, acabara de lançar uma bomba, Little Boy, com 12,500 toneladas de TNT, 580 metros acima do Hospital Shima, bem próximo do centro da cidade de Hiroshima.

A bomba atômica viria trazer o fim da guerra, após a destruição de outra cidade, Nagasaki. Deixou um saldo de milhares de mortes.

Na espiritualidade, nos registros lá existentes, ficou marcado um carma coletivo para os autores da tragédia.


2-Eu consegui coomprender o que o homem faz com sua prória espécie,ele tem a corajem de destruir o mundo e seus irmãos

William-716

Blog da Katita disse...

Muito bem, William, parabéns pela participação! Bjs

Anônimo disse...

1-Os dois atentados tem em comum que axplodiram bombas e destruiu cidades, deixando as pessoas desalojadas e sofrendo muito!
2-Com a leitura desse livro eu pude compreender que temos que sempre amarmos nossos pais, mesmo que eles nos magoem um dia por uma coisa que não pode evitar,isso é fundamental pois assim matemos com eles uma boa relaçao familar e amorosa!
beijosss,
Ana Claudia-716

Anônimo disse...

1- Hiroshima, Japão, 6 de agosto de 1945. 8:15 da manhã.Takashi Morita andava pelas ruas de sua cidade. A cidade que amava, onde vivia feliz.Todos já tinham acordado de menos as criança e os idosos,os jovens estavam comendo,arroz branco,picles chá,e uma sopa rala.De repente tudo escurece não ha mais sol,tudo estava escuro a cidade inteira.As pessoas estavam desesperadas,agora não vai ter mais felicidade, família e amor,todos nos vamos morrer e nossas famílias também não ha mais alegria.2- eu aprendi que a vida e curta nos temos que aproveitar o máximo possível.LUIZA hoste bijus

Anônimo disse...

1)A semelhança entre a catástrofe de Hiroshima e o atentado no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos é que foram atacados por aviões e bombas explodiram,deixando vários mortos e feridos.
2)Com a leitura desse livro eu pude compreender que temos que amar nossos pais,porque sempre em situações difíceis de nossas vidas eles estão ali para nos ajudar a enfrentá-la

Anônimo disse...

Obs:Iane que enviou o comentário acima

Anônimo disse...

1-O que eles tem em comum é que ambos foram ataques que provocaram muita dor e morte. Na Catástrofe de Hiroshima, provocou mais de 90 mil mortes, e no ataque de 11 de setembro de 2001 deixando quase 3.000 mortos. Outra coisa que percebi é que o avião foi usado nas duas situações. Na Catástrofe de Hiroshima, do avião que foi jogado a bomba. E no ataque de 11 de setembro de 2001 2 aviões bateram nas torres. Os acontecimentos foram marcantes, e que nos chocam até hoje.
2- Eu aprendi que tenho que dar mais valor a minha vida, pois, há crianças e jovens como eu, que morrem sem nenhuma razão. E nem culpa elas tem. Também que o amor dos pais por nós é muito grande, e temos que contribuir. E, por último, perceber como o mundo de hoje está cada vez mais violento, com muitas doenças, e etc, e por isso cada vez mais temos que adorar a Deus para que ele nos ajude!
Beijos Kátia, Catarina, 716.

Anônimo disse...

1- Esses dois ataques foram feitos por meio de aviões.
Em Hiroshima ás 8:15 da manhã, do dia 6 de agosto de 1945, um avião americano B-29, soltou uma bomba atômica chamada "Little Boy", que matou 90 mil pessoas.
E em 11 de Setembro de 2001, aconteceu uma série de ataques suicidas, neste dia quatro aviões comerciais a jato de passageiros, bateram contra as Torres Gêmeas, matando todos a bordo e muitos que trabalhavam no edifício, sem contar que o terceiro avião e o quarto, também cheios de passageiro bateram no Pentágono, em Arlington e na Shanksville, na Pensilvânia.


2- Eu conseguir compreender que o Homem é muito inteligente, mas ele usa essa inteligência pra destruir a si próprio, tanta coisa para se construir e ele constrói uma bomba atômica. E percebi também que está faltando muita compaixão neste mundo, uma bomba prejudica a vida de muitas pessoas, sem contar que a pessoa vai ficar traumatizada para sempre.

Anônimo disse...

1-Os dois foram muito tristes, mataram muitas pessoas, e deixaram varias famílias inconsoladas,tudo por imaturidade dos outros, que não peçam em como é a dor da perda de alguém .

2-Nesse livro, Hanako, nem por estar com a vida em decisão, perdeu o bom humor e o amor a vida, muitas das vezes eu reclamo atoa de alguma coisa que não tem nada haver, e esqueço de olhar pra trás e ver que tem alguém pior que eu, então com esse livro , aprendi que não devo ficar reclamando atoa das coisas , porque , pode ter alguém pior que eu, que nem por isso , deve estar reclamando tanto.

3-OK!

Júlia/716

saulogamer disse...

1-Os dois atentados tem em comum que axplodiram bombas e destruiu cidades, deixando as pessoas desalojadas e sofrendo muito! 2-lendo o livro eu me senti mais humilde em relaçao com minha vida e com meus pais

Anônimo disse...

1- Os dois tem em comum que com uma bomba que explodiu, destruiu cidades e com isso as pessoas ficaram sem moradias, algumas perderam uma parte de sua família...

2-Com a leitura do livro pude aprender que sempre temos que respeitar os nosso pais e o amarmos, pois assim temos uma vida feliz sem sofrimentos.

Camila- 716

Anônimo disse...

1-Ao fazer a pesquisa percebi que os dois fatos tem em comum a explosão de bombas atômicas em cidades importantes para o mundo,causando assim pessoas desalojadas, famílias destruídas e muito sofrimento!
2-Com a leitura desse livro consegui perceber que as vesses devemos valorizar nossas vida e ver que nos nunca estamos felizes com o que temos,mas se olharmos em nossa volta tem pessoas sofrendo muito mais do que nos.
Leticia-716

Anônimo disse...

Número 1: 11 de setembro-Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.
6 de agosto de 1945 -Às 8h15, (horário japonês), “Little Boy” cai sobre Hiroshima. A bomba atômica de urânio, de 3,2m de comprimento, 74 cm de diâmetro e 4,3 toneladas explode 576 metros acima do Hospital Cirúrgico de Shima. A detonação equivale a 12,5 mil toneladas de TNT. No raio de um quilômetro, todo ser humano que se encontrava em local aberto morreu instantaneamente ou dentro de poucos minutos. O calor chegou a tal violência que a quinhentos metros do centro da explosão os rostos foram atingidos a ponto de ficarem irreconhecíveis. Somente nos 20 primeiros segundos morreram 70 mil pessoas, número que chegaria a 210 mil nas semanas seguintes. Quem foi salvo atribui o fato ao acaso – um passo dado a tempo, uma decisão de entrar em casa. Os sobreviventes não sabiam sequer o que havia atingido a cidade. E por muito tempo não saberiam.
O que os dois tem em comum é que foram explodidas bombas atômicas nos dois locais , fazendo assim ,várias pessoas desalojadas e mortas .
Número 2 - Com a leitura deste livro consegui compreender que uma atitude de uma pessoa pode prejudicar várias , mostrando que não tem amor ao próximo , e consideração .
Beijos e um abraço :
Bárbara Marques -716

Anônimo disse...

Questão Número 1- 6 de agosto de 1945 -Às 8h15, (horário japonês), “Little Boy” cai sobre Hiroshima. A bomba atômica de urânio, de 3,2m de comprimento, 74 cm de diâmetro e 4,3 toneladas explode 576 metros acima do Hospital Cirúrgico de Shima. A detonação equivale a 12,5 mil toneladas de TNT. No raio de um quilômetro, todo ser humano que se encontrava em local aberto morreu instantaneamente ou dentro de poucos minutos. O calor chegou a tal violência que a quinhentos metros do centro da explosão os rostos foram atingidos a ponto de ficarem irreconhecíveis. Somente nos 20 primeiros segundos morreram 70 mil pessoas, número que chegaria a 210 mil nas semanas seguintes. Quem foi salvo atribui o fato ao acaso – um passo dado a tempo, uma decisão de entrar em casa. Os sobreviventes não sabiam sequer o que havia atingido a cidade. E por muito tempo não saberiam. 11 de setembro -Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center. Nos dois acontecimentos as cidades são atingidas por pessoas que não tem um pouco de consciência e amor ao próximo , fazendo assim várias famílias unidas serem separadas pela morte e imprudência ,e os dois foram atingidos por bombas . Questão número 2- Consegui compreender que sempre temos que ter união ás nossas famílias , confiança , e amor , fazendo assim dela um família unida ,e que muitas pessoas são infelizes e tomam atitudes que acabam atingindo vítimas .
Abraços e um beijo :
Jéssica Andiara -716

Anônimo disse...

1- Os dois ataques foram feitos por aviões.
Em Hiroshima, ás 8:15h da manhã de 6 de agosto de 1945, um avião americano B-29, chamado Enola Gay, soltou uma bomba atômica chamada "Little Boy", que matou 90 mil pessoas.
No dia 11 de Setembro de 2001, ocorreu uma série de ataques suicidas: Dois aviões intencionalmente bateram contra as Torres Gêmeas, matando todos a bordo e muitos que trabalhavam nos edifícios. Outros dois aviões, também cheios de passageiros, caíram em Arlington, Virginia e o outro em Shanksville na Pensilvânia. Deu um total de 2.996 mortos. Não houve sobreviventes em nenhum dos casos.

2- Consegui aprender que o Homem é muito inteligente, só que ele usa essa inteligencia para se próprio destruir. Tanta coisa para se inventar e eles inventam a bomba atômica.E também que está faltando compaixão no mundo, porque uma bomba dessas jogadas irrefletidamente pode prejudicar milhares de famílias.

Layla Regina - 716 - 7° ano

Anônimo disse...

Kátia eu te mandei o comentário mas esqueci de colocar o nome, me desculpe!
No comentário o nº2 termina assim:"mesmo de vista, assim meio de longe".
Obrigada,
Rinara-716.

Anônimo disse...

Oi Katia,
1) A catástrofe de Hiroshima, que aconteceu em 1945, e os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos tem em comum que com os ataques varias pessoas morreram e ficaram feridas, causando tristeza e sofrimento para muitas pessoas.

2) Na leitura deste livro podemos ver varios fatos importantes como por exemplo a familia sempre unida,o fato da doença da Hanako e como e bom nos sabermos aproveitar a vida ao extremo!

Karine-714

Anônimo disse...

1- A catástrofe de Hiroshima aconteceu no Japão. Uma bomba atômica lançada pelos EUA matou milhares de pessoas. O atentado de 11 de setembro aconteceu nos EUA quando um avião destruiu as Torres Gêmeas e o Pentágono matando milhares de pessoas, também em chamas.
2- Aprendemos como as pessoas sofrem com atentados terroristas.
3- Leia o livro. Aposto que vocês vão adorar e vão aprender como as pessoas sofrem numa cidade com guerra, o sofrimento e a dor e vai aprender a cuidar do seu país.
Francisco - 716

Anônimo disse...

fessora melhoras da gripe e que deus te abençoe.gostei muito do jogo que voce postou. higor mateus 616 6 ano.

Anônimo disse...

Professora conteùdo do livro Alice no pais da mentira è muito interessante pois aborda nosso cotidiano,relatado sobre mentiras de politico e do dia a dia .recomendo esse livro para pessoas que gostam de livros de aventuras.Higor Mateus Lacerda/6 ano turma 616.